13 dezembro 2008

Meu Momento Comunista

Todo mundo já teve um momento comunista. Eu, por exemplo, quando tinha uns 12/13 anos, e comecei a entender que o mundo era muito mais do que o meu videogame, fiquei admirado com as idéias de Karl Marx, Stalin, FIdel castro, Mao Tsé-Tung...

Convenhamos, na teoria o comunismo é muito mais elegante e bonito do que o capitalismo. "Todos somos Iguais". "Dividir a riqueza". "Ninguém é patrão de ninguém". Mas, na prática, enquanto desejava um Brasil nos moldes soviéticos ou chineses, sonhava em ter um videogame melhor, um tênis de marca, ir ao Mc'Donalds...

Com o tempo, o pequeno comunista que havia dentro de mim foi indo embora. Provavelmente depois de saber que se eu vivesse em um país desse tipo, não teria liberdade de expressão e não poderia ser mais do que "mais um" na multidão. Necessitamos do capitalismo selvagem. Somos todos porcos capitalista. Necessitamos de competição. Queremos competir. Afinal, como disse George Orwell em seu livro "A Revolução dos Bichos": "Todos somos iguais. Alguns, mais iguais do que outros."



Obs - O que o Chavez tem a ver com o comunismo? Ele, nada. Mas o Hugo, seu chará, tem.

2 Comentários:

Diego Scarano disse...

Realmente, algumas vezes é difícil viver no ideal comunista.
Mas eu ainda acho que se fôssemos comunistas o mundo seria melhor.
Já está adicionado aos meus favoritos também.

Tansini disse...

O idealismo comunista é mesmo muito bunito. A idéia de sermos todos iguais, de valermos o mesmo, tanto um pescador como um neurocirurgião.
Agora, parando para pensar, qual seria a evolução humana no sentido tecnológica, científica ou mesmo socialmente falando, sem a idéia de competição???
Capitalismo: ruim, porém, necessário.