18 dezembro 2008

Em dúvida, desde já.

Por ser um dos poucos loucos que ainda restam que gosta de política, e pelo fato de que 2010 será minha primeira eleição presidencial como votante, estou ansioso e em dúvida para a escolha de meu candidato para daqui a dois anos.

Os principais concorrentes ao cargo presidencial são José serra e Dilma Roussef. Serra, que já disputou a presidência em 2002, foi Ministro da Saúde, prefeito de São Paulo e é atual governador do estado, tem a vantagem de ser conhecido nacionalmente. Roussef, ex-militante presa e torturada na ditadura e atual Ministra-Chefe da Casa Civil, apesar de não ser muito conhecida, tem como trunfo ser a candidata do presidente com a maior aprovação da história.

O que me deixa em dúvida é que nenhum dos dois estão completamente dentro dos meus padrões de "candidato ideal". José serra, apesar de nunca ter se envolvido diretamente em escândalos, peca pela falta de carisma, além de ser de um partido do qual tenho pouco simpatia. Em contrapartida, vejo com bons olhos a candidatura de uma mulher como Dilma Roussef. Porém, doze anos seguidos com o mesmo partido no comando, nunca faz bem a um país. É preciso renovar sempre. Ainda mais quando se tem Lula como pré-candidato para as eleições de 2014.

Mas não podemos esquecer dos outros concorrentes ditos "menores". Heloísa Helena é presença certa na disputa. Quem sabe, Fernando Gabeira possa se candidatar pelo PV, Aécio Neves decida se filiar ao PMDB e se lance candidato, Cristovam Buarque (PDT) tente pela segunda vez... ajudaria muito, pois aumentaria o leque de opções... mas será muito difícil não termos um segundo turno entre José serra e Dilma Roussef.

Pra minha sorte, terei ainda dois anos para pensar a respeito.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Graças A Deus ainda tenho dois anos para decidir!
Essa disputa vai ser dificil!
Mas eu que não votarei no Lula!

Lidiane disse...

eu votaria no Lula 1000 vezes que ele se cantidate

http://verossimel.blogspot.com

Sussu disse...

Oiee Dannn! [Rafael] haudhsua
Como vc ta sumido?

Poxaa ,axo meu blog, q soh falo baboseira rs... tava brava akele dia hehe!

Manda bjo pro Eder, e um feliz natal a vcs todos... e beijo pra sua mae linda tbm! E um pra vc claro rs!

Daniel Leite disse...

Concordo com a sua consideração sobre os favoritos às candidaturas. Dilma é a pupila preferencial do Lula e é nome quase certo para 2010. Serra ganhou o apoio irrestrito do DEM após ajudar na vitória de Kassab em SP. Os tucanos certamente não irão querer perder o amigo de longa data... Se Aécio quiser um posto, que migre para o PMDB, e rápido.

Até mais!

Diego Scarano disse...

Primeiro turno eu tenho dúvida entre Dilma e HH, no segundo é Dilma com certeza. Não consigo votar no PSDB de maneira alguma.