07 março 2009

Excomunhão Equivocada

Não costumo tratar de assuntos trágicos aqui neste blog. Acho que quando escrevemos sobre temas pesados, caímos facilmente no sensacionalismo, e acabo me sentindo um "Datena do mundo blogueiro".

Porém, o caso é gravíssimo. Não, talvez não haja uma palavra no superlativo que defina exatamente o problema. Não é só um ato de violência, mas sim sucessivos estupros que estão fazendo com a menina. O primeiro estupro foi o fisíco. A menina, de 9 anos, foi violentada sexualmente pelo padrasto (isso acontecia desde os sues 6 anos de idade), e ficou grávida de gêmeos. Caso a gravidez prosseguisse, a pequena vítima provavelmente não resistira. Com todas essas circunstâncias, a mãe dela autorizou o aborto dos gêmeos (previsto em lei). Nesse momento aconteceu o segundo estupro... um estupro moral por parte da Igreja Católica, da qual eu faço parte. O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou o médico que realizou o aborto e a mãe da menina.
Sei que o papel de toda religião é preservar a vida. Mas a vida da menina de 9 anos não foi preservada em momento algum.

O padrasto sob suspeita de ter estuprado a menina, confessou à polícia que abusava sexualmente dela e da irmã mais velha, de 14 anos, que possui problemas mentais. Já o arcebispo disse que, para a Igreja Católica, o aborto é um crime mais grave que o estupro. Tal declaração gerou protestos inclusive do Presidente Lula.

Eu quero acreditar que essa é uma opinião isolada, apenas de setores da Igreja. Afinal, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decidiu não se pronunciar sobre o assunto. Por mais contrária que a Igreja tenha o direito de ser, todos temos que entender, inclusive o infame arcebispo em questão, que este é um assunto muito grave. Neste caso, o silêncio é a melhor forma de proteger a vítima. Porque independente do aborto ter sido realizado ou não, um crime ediondo já havia sido cometido.

Obs1 - Eu realmente sou integrante da Igreja Católica. E, justamente por isso, a critico muito, pois sou parte integrante dessa grande instituição. Acho que quem acata todas as regras de uma religião sem questionar, é apenas mais um religioso fanático, que não adicionará em nada para que debates sejam criados, e para que a Igreja evolua cada vez mais.
Obs2 - Acho que religião é algo que precisa sim ser discutido.
Obs3 - Essa postagem não teve fotos. Não era um momento para imagens. Considerem um ato de luto pelas declarações incabíveis e inapropriadas do arcebispo.
Obs4 - A postagem foi baseada em informações obtidas no site da
Uol. Porém, as opiniões apresentadas são exclusivamente minhas.

6 Comentários:

Anônimo disse...

A minha opinião sobre esse eterno dilema Igreja x Aborto: falta a Igreja abrir os olhos para a realidade que nos cerca, sinceramente, ver o que está estragando o mundo e fazer jus ao que ela tanto quer:o bem comum.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Danilo!

O senso comum consagrou que toda vez que falamos de uma tragédia estamos fazendo sensacionalismo - o que é mentira. Pode ficar tranqüilo que se o Datena fizesse um terço do que vc mostrou no seu texto teríamos um outro "Brasil Urgente" no ar, na Band...hehehe

Em nenhum momento do seu texto vc foi sensacionalista. Expôs com muita clareza todo o fato, mostrou a história e ainda deu a sua opinião. Não sei se vc é jornalista (ou estudante), mas usou tudo certinho para montar uma notícia e praticou elementos do jornalismo opinativo.

Tenho um posto lá meu blog no qual explico sobre sensacionalismo e critérios de noticiabilidade. Se lhe interessar, será um prazer tê-lo por lá.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo disse...

Gosto disso, por ser católico não devemos fechar os olhos p/ os problemas existente nessa religião. Boa atitude, tem meu respeito!
Beijinhos!
http://www.cgfilmes.blogspot.com/

Unknown disse...

"O cristão comum é uma figura deplorável, um ser que não sabe contar até três, e que, justamente por sua incapacidade mental, não mereceria ser punido tão duramente quanto promete o cristianismo”.
Nietzsche.

David JC disse...

num foi equivocada..pq a igreja manteve seu critério torpe e imbécil, fazer o que...

abc..e obg pelo comentário..

Diego Scarano disse...

Quanto ao episódio acho muito polêmico, para ser bem honesto também não estou muito bem informado a respeito; então prefiro não opinar.

Quanto a frase: "O aborto é um crime mais grave que o estupro."
De certa forma eu concordo. Pois, afinal de contas, o aborto tira uma vida; o estupro ""só"" trará consequências e marcas permanentes, preservando a vida dos envolvidos.
Não necessariamente minha opinião sobre a frase se aplica nesse caso que não vou comentar.