03 janeiro 2009

Ódio Gramatical

Todo mundo sabe que nesse novo ano começa a ser implantada, definitivamente, a reforma ortográfica, que atingirá cerca de 0,45% de todas as palavras de nossa língua. Entre as principais mudanças, o inútil trema será inutilizado. Palavras como idéia, vôo e lêem perderão o acento. As marginalizadas K, W e Y voltarão para o nosso alfabeto. Palavras começadas em "r" ou "s" perderão o hífen, como em anti-semita(antissemita) e contra-regra(contrarregra).

O objetivo dessa reforma é padronizar o idioma em todos os sete países de língua portuguesa. Provavelmente iremos sentir dificuldade no começo. Teremos que reaprender a escrever 0,45% de nossas palavras. Mas, ainda assim, sou a favor dessa reforma. Será bom para nossos escritores, e para uma melhor integração entre nossos "países-irmãos"(odeio essa palavra).
Sou a favor dessa reforma. Aliás, acho que ela poderia, até, ser ampliada. Que tal, aproveitar o embalo, e fazer um bem para todos nós que falamos(e escrevemos) em português, inutilizando também o Ç??

Afinal, o que diabos é o Ç??
É uma letra?? Acho que não, pois não tem no alfabeto.
Sua ausência causaria a perda de fonemas importantes?? Não, pois o "s" consegue substituí-lo muito bem.
Imagem o mundo sem o cecedilha. Crianssa(criança), lembranssa(lembrança) e todas as outras palavras poderiam ser escrita assim. Sem complicação. Sem dúvidas. Sem cecedilha.


Obs1-Eu sofri quando "tive" que escrever criança e lembrança com "s". Mas, fazer o quê? Fazia parte da piada, né?
Obs2-Este foi o primeiro post do ano
Obs3-Que 2009 seja repleto de paz e esperanssa (ops...já estou me acostumando ao mundo sem o Ç)

12 Comentários:

J.CESARE disse...

DAN...

ESTOU CONTIGO E NÃO ABRO... SEMPRE ODIEI GRAMÁTICA E ACHO QUE ESSA HISTÓRIA DE "REFORMA GRATICAL" AINDA VAI DAR MUITO PANO PARA MANGA...

O JEITO É ESPERAR E VISUALMENTE TER QUE SE ACOSTUMAR COM TUDO ISSO... FAZER O QUE...

http://jc-newlife.blogspot.com/

ABR

Unknown disse...

hehe... pois eh o Ç é bem inútil mais acredito que seria muito radical tirar ele... rs...

Otimo o post... Ótimo 2009 tbm...

vlw

AYLA disse...

DESCULPA NÃO TER COLOCADO O LINK LÁ NO ORKUT PARA COMENTAR MAS ENFIM EU ACHO QUE ESSA REFORMA VAI SER MUITO BOA MINHA MÃE ME CONTA QUE ANTES TERESINA SE ESCREVIA ASSIM THERESINA AOS POUCOS TODAS ESSAS REGRAS VÃO MUDANDO E SE ADPTANDO AO NOSSO IDIOMA

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Já rolou um estresse basico no primeiro post publicado... pois não sabiamos o que fazer com a ortografia....mas logo vou me acostumar...
venha nos visitar tb
http://avassaladorasrio.blogspot..com

Bobagem com Mouse disse...

Aos poucos nos adaptaremos `essa mudança!!!
Mas por enquanto fico sem idéia...do que postar.
Já sei começarei tirando o acento da ideia....pronto.Estou me adaptando!!!
rsrsrs

http://oitentando.blogspot.com/

Anônimo disse...

xD

Verdade, eu particularmente achei pro momento, meio desnecessária essa reforma. mas enfim, ela mais cedo ou mais tarde ia ter que acontecer msmo.
então que seja logo , pra nos acostumarmos mais rapidamente.

e só lendo esse post, eu pude refletir..." PORRA O (Ç) NEM NO ALFABÉTO ESTÁ! PQP ! " =p

mas pensando bem, "Crianssa" é meio bizarro D:

Dinah Cardozo disse...

Hahahaha, muito bom!
A questão do "ç" também... faz todo o sentido.
Adorei o post, mas uma correção (talvez esteja enganada): o uso da nova ortografia será implantada, de vez, em 2012. Estamos apenas em um período de adaptaSSão (heheheh).

Anônimo disse...

Eu não sou a favor da mudança ortográfica com o pretexto de unir os "países-irmãos(odeio essa palavra)" Eu uso países lusófanos rsrs.Eu acho utópico demais, apartir do momento que o Português de Portugal misturou-se com a cultura/idioma indígena formando uma das bases do idioma que temos hoje, é impossível querer unir novamente.A reforma só tem um papel importante, a meu ver, quando ela facilitar as relações e relatórios de organizações importantes como A ONU.
A propósito... não consigo imaginar o Português sem o Ç acho tão estranho.Assim como terei de de acostumar a esquecer o trema.
shaushuahsuahsu
Os tempos mudam e a gente tem que se adaptar, querendo ou não...
Um ótimo 2009
=)

Ps: Comessamos(rsrs)o ano tratando do mesmo assunto nos blogs.

blog disse...

Acho que a expressão "ódio gramatical" é um pouco pesada. A Gramática é necessária para que os enunciados sejam compreendidos. Seu texto só pôde ser lido (e compreendido) porque está gramaticalmente alinhavado, coerente, estruturado, organizado. É para isso que ela - a gramática - existe.

Essa reforma é balela. Não afeta em quase nada a língua portuguesa. Há correntes de lexicógrafos que afirmam ser ela (a mudança) uma fonte inequívoca de riqueza para os editores de livros, que muito ganharão com as novas edições de dicionários e gramáticas.
Pode ser.

A propósito: o cedilha não é tão inútil assim. Não se pode esquecer que ele fazia parte de quase todas as palavras iniciadas por "s". "Sapato", por exemplo, era escrito "Çapato", em português medievo. Já houve uma grande reforma, deixando-o de lado.

Esperemos para ver, e sentir, os reflexos dessas mudanças.
Abraço.

Ipsis Litteris

Fabii disse...

ruO q? Meu amigo Danilo agora tem um Blog?? rsrs.. Tinha que ser.. Que tal por umas poesias suas ai?? Vai fazer sucesso ;).

O Blog tah muito legal, viu? A sua cara..

Teh mais e Feliz 2009!

Obs.: Concordo, o Ç é completamente inútil..

Tђαммy disse...

Olá Dan...
Concordo com esse história do "Ç" e espero que o objetivo de padronizar a lingua portuguesa seja alcanÇado quanto antes, mesmo achando muito difícil.
;)
Abraçoss

Anônimo disse...

hehe
otimo post

o Ç eh inutil msm...
vi em outro blog, naum me lembro qual, um post um pouco parecido... soh q o autor queria acabar com um dos "pq"...

ah, e antes q eu me eskeça
gosto muito do blog!