20 outubro 2009

Eleições 2010 já começaram!

Dia 20 de outubro. As eleições presidenciais de 2010 já começaram há algum tempo. PT, PSDB, DEM, PMDB, PV, PSOL e tantas outras siglas de nossa política já se mobilizam nos bastidores - e fora deles - para montar alianças e se preparar para as próximas eleições.

As pesquisas mostram que o tucano José Serra já saiu na frente, já que, até o momento, tem ampla maioria das intenções de votos. Mas o que irá surpreender em 2010 será a grande participação de candidatas mulheres. Nunca antes na história deste país as chances de uma mulher se tornar presidente do Brasil foram tão grandes.

A mais provável concorrente de Serra nas urnas é a ministra Dilma Roussef, candidata escolhida por Lula para sua sucessão. Porém, correndo por fora, estão duas candidatas de origem semelhante, mas de atitudes e ideologias opostas: são as ex-petistas Marina Silva e Heloísa Helena. Marina Silva (PV) faz parte de duas vertentes que vem crescendo no país: ela é evangélica e ambientalista. Já Heloísa Helena (PSOL) é conhecida pelos seus discursos polêmicos e pelo seu radicalismo.

O que se pode ver é que teremos eleições presidenciais extremamente heterogêneas. Em 1994 elegemos um intelectual. Em 2002, um ex-metalúrgico. Será que em 2010 estaremos preparados para elegermos uma mulher? O fato é que nunca as chances foram tão grandes.

E você, em quem irá votar? É bom já ir fazendo suas escolhas, pois as eleições 2010 já começaram!

Obs - Logo postarei o 2°Dan Pessôa Irrita... aguardem!!!

2 Comentários:

Cah_Milla disse...

quem lê posts sobre política no brasil? Eu quero futebool, violência e sexo hauhuehuheauaeh

Mas eu não achei coerente a parte do em 94, elegemos um intelectual, em 2002 um ex-metalúrgico, em 2010 uma mulher...
do tipo
dá a impressão de que um ex-metalúrgico e uma mulher não podem ser intelectuais...
e as relações adjacentes a isso
mas é uma impressão.
Não está explicito no texto.

ENFIM, viva a democracia brasileira! [bazinga! (pra qm vê the big bang theory xD)]

Dan Pessôa disse...

Comentário interessante Camis!!
Eu não quis dizer que um ex-metalurgico não pode ser intelectual (se bem que não acho que o Lula é intelectual). E não quis dizer que uma mulher não pode ser intelectual. Mas é que a característica mais marcante do Lula é que ele é um ex-metalúrgico... e isso é inédito na política brasileira... e a característica mais marcante de uma mulher na presidência é o fato dela ser mulher, e isso também é inédito no país. Não que meu post não tenha uma pitada de preconceito velado, mas essas condições só ficarão "normais" quando a primeira mulher chegar na presidência. Até isso acontecer, as mulheres, por mais inteligentes que sejam, continuarão sendo rotuladas como "a primeira mulher a alcançar a presidência".

O Obama é um exemplo... ele é intelectual, mas acima de tudo, o primeiro presidente negro dos EUA.