11 junho 2009

Entendendo a Atual Crise Financeira

Desde o final do ano passado, Fátima Bernardes, William Bonner e seus respectivos colegas de profissão não se cansam de falar sobre as graves consequências que a atual crise financeira tem causado no mundo. Porém, a maioria das pessoas não sabem explicar como a crise atual começou. É por isso que o Blog do Dan está aqui para explicar de uma maneira simples e divertida (ou não) a atual situação global.

1° Ato
Como todas as coisas ruins que existem hoje no mundo, com excessão do funk carioca e de Zorra Total, a atual crise financeira começou nos EUA. Já fazia algum tempo que os "inteligentíssimos" bancos americanos estavam emprestando dinheiro para qualquer pessoa, inclusive àquelas que não tinham condições de pagar e que, por sua vez, compraram casas por ser, teoricamente, um investimento seguro. Como havia muita gente comprando casas, o preço delas começaram a subir muito, o que dava a sensação de estar cada vez mais rico. O que fazia com que eles pegassem outros empréstimos para comprar outras casas. O que fazia o preço das casas aumentar ainda mais. Percebeu que isto é um ciclo vicioso? E não é preciso ter doutorado em economia para adivinhar que, em algum momento, isto se tornaria insustentável. Isso é o que todos chamam de Bolha Imobiliária.

2° Ato
Com tudo isso, grande parte dos americanos estavam excessivamente endividados. Se estavam excessivamente endividados, não conseguiam pagar os empréstimos dos bancos. Dessa forma, os ricos bancos americanos ficaram sem dinheiro, e as pessoas pararam de consumir. Com a queda no consumo, as empresas pararam de lucrar, o que causou a demissão de parte de seus funcionários. Mas a coisa ainda não estava tão ruim. As empresas tinham apenas que buscar um pouco mais de crédito no mercado para reduzir suas perdas. Mas buscar crédito como, se os bancos não tinham dinheiro? Sem crédito, as empresas demitiram ainda mais pessoas, causando mais queda no consumo... Seja bem vindo a mais um ciclo vicioso made in America.

3°Ato
Mas, ainda assim, a crise é apenas dos EUA, o que não a torna global. É aí que você se engana, meu amigo. Os EUA é o país que mais importa produtos no mundo. Se ele pára de importar, o resto do mundo perde dinheiro. Mas ainda assim a situação não é tão grave, não é mesmo? É só as empresas de outros países pegarem empréstimos nos bancos de seus respectivos países e pronto! O dinheiro está circulando novamente. Seria simples assim, se os bancos americanos não fossem os maiores credores dos outros bancos do mundo. Ou seja, se o dinheiro não chega nos EUA, não chega no resto do mundo. Com isso, empresas dos outros países ficam sem dinheiro para conter o prejuízo, causando demissão, e queda no consumo, e mais prejuízo, e mais dimissão, e mais queda no consumo.... acho que você percebeu como isso se chama, não é mesmo? Seja bem vindo a nova Crise Financeira Mundial, onde você, meu caro, é apenas mais um coadjuvante que, com muita sorte, não perderá seu emprego.

Obs1 - Sim, eu gosto de economia.
Obs2 - Ainda assim, o Brasil não está tão mal. Méritos para Lula e FHC.
Obs3 - Eu sou um dos sortudos. Em plena crise, consegui um trampo!!

8 Comentários:

Ton disse...

Bolha finaceira...
Mande in america...(huahuahua)
Meo deos
tenho medo de perder o meu
emprego
rssrsrsrsrsrsrs.
Mais é verdade a vida financeira torna um ciclo vicioso onde vai tornando cada vez mais dificio de sair de tudo e rodando rodando
Bem a crise ainda não chegou no meu bolso
ainda bem mais vou ter cuidado
so porque queria emprestar do banco pra comprar uma casa \o/
Brasil ainda vai virar potencia com essa crise!!!

Abraço e cuidado
a crise ta ai!!!

Humor Nota Zero!!! disse...

não vejo crise no brasil, nao afetou em nd minha vida =D

Anônimo disse...

Sei que a crise afetou muita gente, mas a mim ainda não atingiu.
E, COM TODA CERTEZA, se ela não me atingiu, ´foi graças ao Lula.
Eu estava lendo sobre umas coisas que ele aprontou para que a crise não nos atingisse, e foram muitas! =D
Beijos

Felix disse...

Isso é estranho, pois se as casas eram vendidas com muita facilidade, elas deveriam cair de preço (pelo menos é oque acontece com as Geladeiras as Casas Bahia e com o Fiat Uno). Essa é uma coisa que eu nunca entendi, mas sempre soube que iria fazer coisas piores acontecerem mais tarde - e nem foi tão tarde!

PS: The Sims 3 já tá no mercado! Procure no camelô, ops, quis dizer na loja de informática mais próxima de sua casa.

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
parabens pelo blog e pelo Trampo kkkk
Sucesso em ambos!

Thiago Paulo disse...

Se você é um dos sortudos, eu não sou, pois antes da crise já tava difícl de arrumar um emprego, agora as esperança já está quase deixando de existir, mais mesmo assim acho que ela não me afetou em cheio, sabe. O emprego já tava difícil mesmo!!

Muito boa explicação, e pior de tudo isso, são os americanos, que parecem que nunca viram uma casa.

Abraços!

Felix disse...

Então, quanto a parcerias, eu posso por seus feeds rss na minha barra lateral, mas você pode escolher como por meu link no seu blog - tenho inclusive dois relógios-banner prontos e posso fazer um com a cara do seu site, se você quiser.

Qualquer entra em contato.

Everaldo Ygor disse...

Olá...
A crise esta ai, com umaa boa maquiagem do governo...
Segue url para suas pesquisas:
http://dowbor.org/
Com dois artigos muito bons, sobre os erros do PIB e cojunturas atuais...
Abraços e parabéns pelo seu blog
Abraços
Everaldo Ygor