19 junho 2009

E Viva a Imprensa Imbecil!!!

Na última quinta-feira (dia 18), o Superior Tribunal Federal derrubou, por 8 votos a 1, a exigência do diploma obrigatório para exercer a função de jornalista, dizendo que a obrigatoriedade do diploma se choca com a garantia de Liberdade de Expressão.

Eu, que pretendo começar a faculdade de jornalismo no próximo ano, achei que esta é uma das atitudes mais imbecis que nossos governantes poderiam ter tomado em relação a esse assunto. Se a pessoa quer Liberdade de expressão, é só criar um blog, assim como eu fiz, e manisfestar suas opiniões. Agora, para escrever em um veículo de comunicação importante, seja ele um jornal, uma revista, sites de notícia, etc., é necessário mais do que saber escrever. Um jornalista não é apenas um jornalista, mas principalmente um FORMADOR DE OPINIÃO!! Então me responda: como um semi-analfabeto em jornalismo (pois é isso que todos nós somos) pode ser um formador de opinião pública sem ter uma mínima instrução de como exercer tal função?

Será que todos acham que os estudantes ficam 4 anos na faculdade aprendendo apenas coisas inúteis? E, principalmente, será que esses protótipos de jornalistas conseguirão responder e se responsabilizar pelo que escrevem?

É realmente uma vergonha o que estão querendo fazer. O jornalismo brasileiro, que já estava mal das pernas com tanta gente ruim, agora irá cair ainda mais em qualidade. Já pensei até em um slogan: "E viva a imprensa imbecil!! Levando informações desnecessárias e sem credibilidade à pessoas idiotas!!"

7 Comentários:

Jéssica Modinne disse...

Concordo com você. Jornalismo não é uma profissão em que você senta e escreve o que vem à cabeça, não é necessário somente "saber escrever", você precisa ter um olho clínico o bastante para ter noção da influência que a sua opinião causa na opinião dos outros.
Jornalista não é estilista e desingner (me desculpe quem cursar um dos dois ou for graduado), não é feito só de talento.
Vale também lembrar que o Brasil não tem, dagamos, "porte" suficiente pra se comparar com a Alemanha e outros países que não obrigam pessoas a terem o diploma de jornalista para exercer a profissão. É como querer "eliminar" (porque isso jamais acontecerá) o vestibular no país, pois "o objetivo do novo enem é levar a educação do país a um nível equivalente aos dos países desenvolvidos, como EUA".
O Brasil quer se desenvolver na educação (se é que quer) pulando etapas, mas acaba avacalhando tudo. O maior exemplo é removendo a obrigatoriedade de diploma para jornalistas.
Narcisa Tamborindeguy é jornalista mesmo? Nem advogada (ela é formada em direito) ela é.

Chega, escrevi muito. XD


www.hoppipollablog.blogspot.com

Léo disse...

E aii Dan!

Recebi a noticia que passei no vestibular para jornalismo no mesmo dia em que essa noticia veio a tona, acho uma grande burrice, alta do que fazer! mas vou continuar e espero que todos os colegas continuem!

Abraçoo

Marcus disse...

a por um lado eu acho certo e pro outro não, pq tem muitos jornalistas q não são formados e dão de 10 a 0 nos q tem formação.

Inez disse...

Concordo plenamente com você, além de tudo isso as empresas jornalísticas poderão virar cabide de emprego colocando na função de jornalistas amiguinhos do diretor, do redator, etc.

DeGaragem disse...

Cara acho um absurdo isso.
so que ja estou aqui a quase 5 mintuos tentando acrescentar algo so seu texto, mas parece ate que fui eu que escrevi! lol
nada a acrescentar... so ressaltar que estamos caindo na merda =D

Ah lembrei um dado legal: cerca 3% dos professores de ensino médio no brasil só estudaram até o ensino fundamental. õO'
--
Cara legal seu comentario lah no blog. O Uriel como bom jornalista sabe fazer um assunto virar polemica para pessoas inteligentes debaterem.

Volte sempre e continue comentando

Natan Fusco, do DeGaragem Podcast
(www.degaragem.com)

oitava série disse...

Assisti na tv algo relacionado a esse assunto. O interessante é que o jornalista que expôs a matéria aprovou. O que não entendi bem. Não estou inteirada sobre o assunto, então qualquer um pode exercer a profissão? Qualquer um pode sair por aí escrevendo matéria, fazendo reportagem sem ter estudado para isso. Qual é o real motivo? Liberdade de expressão ou esculhambar de vez com um meio que anda lá mal das pernas em termos de profissionalismo?

anale-chan; disse...

Olha! Não tiva visto que você tinha postado sobre o assunto. Postei hoje o meu parecer sobre o tema... por isso não vou nem comentar aqui, tá tudo explicadinho lá ;D
Se quiser/puder passar...

;kiss