Dia 10 de fevereiro de 2015
As pessoas transgêneras são uma das minorias mais atingidas pelo preconceito atualmente, não só no Brasil, mas especialmente aqui, já que, segundo o relatório da ONU Internacional Transgender Europe, a transfobia - nome correto dado ao preconceito em relação aos transgêneros, que é diferente da homofobia - matou 486 pessoas entre janeiro de 2008 e abril de 2013, tornando o Brasil em líder de assassinatos por crimes de ódio contra transgêneros. O México, segundo colocado, apresenta números quatro vezes menor. O relatório é baseado no número de casos registrados, o que indica que os números devem ser ainda maiores que este.
O termo transgênero engloba os transexuais - aqueles que se identificam com o gênero oposto ao de seu nascimento, e fizeram ou querem fazer a cirurgia de mudança de sexo - e também os travestis - pessoas que se identificam com ambos os sexos, ou ainda, com um terceiro gênero. Além disso, é bom lembrar que identidade de gênero é diferente de sexo biológico e orientação sexual. Veja o infográfico abaixo.
Apesar de todas as dificuldades, há alguns exemplos de transgêneros - no Brasil e no mundo - que se destacam em várias áreas e podem servir como exemplo de que, apesar das dificuldades, é possível transpor as barreiras impostas pelo moralismo e preconceito da sociedade.
Veja abaixo a lista das pessoas transgêneros mais influentes do mundo atualmente. Isso, claro, segundo o Blog do Dan e alguns colaboradores que opinaram e ajudaram para compor a lista.
.:Martine Rothblatt:. (EUA)
Presidente da companhia farmacêutica United Therapeutics, a americana Martine Rothbatt está no topo da lista da revista Fortune como a CEO mulher mais bem paga dos Estados Unidos. Ganhou 38 milhões de dólares apenas em 2013. Rothbatt tem 4 filhos e é casada há 33 anos com uma mulher, Bina, quando ainda se identificava como uma pessoa do gênero masculino.
.: Lana Wachowski:. (EUA)
Cineasta, produtora e roteirista estadunidense, se consagrou, ao lado do irmão Andy Wachowski, com Matrix, trilogia do cinema que marcou a história da sétima arte com a inserção de recursos e efeitos especiais inéditos até então, além de ter sido sucesso de crítica e público.
.: Laerte Coutinho:. (Brasil)
Uma das cartunistas mais importantes e influentes do Brasil, publica desde 2014 charges no Jornal Folha de S. Paulo, além de ter trabalhado nas mais importantes empresas de comunicação do país. Escreveu também o programa infantil TV Colosso, um dos mais lembrados dos anos 90.
.:Lea T:. (Brasil)
Lea T, nome artístico de Leandra Medeiros Cerezo, é uma estilista e modelo transexual brasileira que tornou-se famosa na Europa como uma das estrelas de uma campanha da grife francesa Givenchy, em 2010, e por causa de um ensaio fotográfico nu para a edição de agosto de 2010 da revista francesa Vogue. Foi eleita pela Revista Forbes como uma das 12 mulheres que mudaram a moda italiana.
.:Titica:. (Angola)
Titica é uma cantora angolana que se tornou um ícone do estilo kuduru, sendo nomeada "Melhor Artista de Kuduro" do ano de 2011 em seu país. Isso tudo em um dos países mais homofóbicos e transfóbicos do mundo.
.: Madhu Kinnar:. (Índia)
Madhu Kinnar é a primeira pessoa transgênero a vencer as eleições municipais em uma cidade da Índia, chamada Raigarh, localizada na região central país. Madhu, por um partido independente, venceu seu opositor com uma diferença de 4.537 votos. A construção de sistemas de esgoto e a garantia de cartões de alimentação para cidadãos de baixa renda foram algumas das propostas defendidas pela então candidata.
.:Jaiyah Saelua:. (Samoa Americana)
Zagueira, disputou as eliminatórias da Oceania defendendo seu país, Samoa Americana, um pequeno arquipélago com uma população de aproximadamente 70 mil habitantes. O jogo não foi bom para esta seleção, já que perdeu pela elástico placar de 31 a 0 para a Austrália. Porém, o grande feito de Saelua foi ter sido a primeira pessoa transgênera a disputar uma partida de futebol masculino oficial da FIFA.
.:Laverne Cox:. (EUA)
Primeira atriz transgênero a ser indicada ao Emmy - a mais importante premiação da televisão no mundo - Laverne Cox é uma das principais atrizes da aclamada série Orange Is the New Black, com a personagem Sophia Burset.
.:Daniela Andrade :. (Brasil)
Daniela Andrade é analista de sistemas, professora de letras e ativista transfeminista. Mantém a página do Facebook "Transsexualismo da Depressão" e ajudou na criação do elogiado "TrasEmpregos", site dedicado a ajudar pessoas transgênero a encontrar emprego formal, além de ser convidada com frequência para dar palestras.
.:Chaz Bono:. (EUA)
Chaz Salvatore Bono é um ativista dos direitos LGBT, escritor, ator e músico americano. Bono é o único filho dos artistas estadunidenses Cher e Sonny Bono. Seu processo de transformação foi transformado em um documentário intitulado "Chaz Bono: mudança de sexo", exibido pela canal Discovery Channel.
O Blog do Dan não viu a necessidade de listar essas personalidades em ordem crescente ou decrescente de importância. Quem quiser saber mais sobre a história deles, pesquisem na internet. Concordam com a lista? Têm mais sugestões? Opinem e comentem!
1 Comentários:
Entre os 10, eu acrescentaria Ben Barres, professor de Stanford, e principal nome nas discussões recentes sobre preconceitos de gênero na ciência.
Postar um comentário