24 fevereiro 2015

Capivaras e outros memes: Prefeitura de Curitiba dá verdadeira aula de assessoria de imprensa em redes sociais

Dia 24 de fevereiro de 2015

Pergunta: O que "Pokémon", "Dragon Ball", "capivaras", "Goodzilla", "Vale a Pena Ver de Novo" e "Hora de Aventura" têm em comum?

Resposta: Todos servem como memes na página oficial da Prefeitura de Curitiba no Facebook.

A equipe de assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, carinhosamente chamada pelos internautas de "Prefs", dá uma verdadeira aula sobre o tema em redes sociais. Pioneira na forma interativa, divertida e aparentemente despretensiosa da maior parte do conteúdo postado, a página tem hoje quase 500.000 curtidas. Só para ter um parâmetro de seu sucesso, as páginas das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, as duas cidades mais populosas e famosas do país, têm 65 mil e 130 mil curtidas, respectivamente.

A capital paranaense foi a primeira a entender o perfil do público majoritário que acessa a rede social. São, em sua maior parte, jovens e pessoas que, mais do que se informar, querem interação e dinamismo. Aos tradicionais de plantão ou aos que buscam informação densa, os jornais, revistas e a televisão. Já nas redes sociais, a linguagem é completamente diferente. É o espaço onde a cultura pop e geek reinam. Pokémon, Dragon Ball, Goodzilla e, claro, a capivara, símbolo de Curitiba nas redes sociais, além de diversos outros recursos e memes, são utilizados sabiamente como muletas para atingir este público específico.

De olho em seu sucesso, outros órgãos públicos, como a própria Prefeitura de São Paulo, além da Prefeitura de Ilha Bela e da página oficial da presidente Dilma Roussef dão seus primeiros passos rumo à interatividade. Esta última ganhou até manchetes de jornais por utilizar um meme da atriz Meryl Streep em uma de suas publicações.

De fato, com o advento da internet, informar não é mais um entrave para ninguém. A grande questão contemporânea do jornalismo e relações públicas é saber como fazer com que esta informação atinja seu público. Se não há um modelo único, a Prefeitura de Curitiba conseguiu, ao menos, nos dar uma bela amostra de como realizar assessoria de qualidade na mais recente ferramenta de comunicação: as redes sociais.

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