10 abril 2010

SOS Posto de Saúde

Trabalhar em um posto de saúde é uma coisa pra lá de exótica. Recepcionar pessoas já não é fácil; recepcionar pessoas doentes é mais difícil ainda. O pesadelo de todos os funcionários de postos de saúde do Brasil inteiro está sendo, provavelmente, essa vacina da gripe H1N1. O povo assiste muito à televisão, que, além de orientar, também desorienta a população.

"Ah, então quer dizer que meu filho de 3 anos pode morrer com a gripe, mas uma pessoa com 30 anos não pode?", me perguntou a mãe de uma criança de 3 anos. "Infelizmente seu filho não está entre os considerados grupos de risco, senhora. Qualquer coisa, se quiser, ligue para o Ministério da Saúde... foram eles que criaram esses critérios", respondi.

E essa neurose geral é até ridícula. A dengue mata bem mais que a H1N1 e, ainda assim, a população não tira água acumulada dos locais de risco. Aposto que aquela mãe desesperada já teve um vasinho de planta com água parada e foco da dengue, mas como a televisão não noticia caso a caso as vítimas do aedes aegypti, pra que nos preocuparmos, não é mesmo?


Porém, por outro lado, nós, funcionários de postos (pelo menos os do posto que eu trabalho) somos opostamente neuróticos. Alguns dos meus colegas não tomaram a vacina por "medo" das reações que ela poderia causar. Essas reações realmente existem, mas são percentualmente improváveis de acontecer. Porém, é mais fácil acreditar que algo dará errado, do que apenas tomar a maldita vacina! Provavelmente, trabalhar com pessoas neuroticas acaba nos tornando neuroticos.

Até quando permanecerei são?

6 Comentários:

Vitória Lovat disse...

Muito bom o tema, o assunto é atual e tudo mais, mas acredito que a media já divulgou a dengue bastente também,enfim, nunca é demais.
Mas você que trabalha com saúde deve saber mais do que eu hahaha.

Parabéns pelo blog muito bom, viic.

Caarol disse...

Co por favor fique sao pelo pelos ate o fim do teatro =)

Caarol dnv disse...

Pelo menos*
hehe
Sim sou lesada!

Fabii disse...

Ah, tá.. E vc acredita mesmo que é são? =P Sabe, quando observo as pessoas a minha volta, percebo o quanto elas devem me achar estranha..

Mas.. enfim, rs, parabéns pelo texto! Esse é o Danilo jornalista que conheci!

PS.: Vc ainda escreve poesia?

Lília disse...

No meio do Post eu já estava pensando nisso, será que o Dan ainda é normal??? Tomara que sim, né?

Unknown disse...

É amigo nestas férias deu pra ver o qto. estamos ficando malucos, mas nada que um pouco de nada não resolva... kkkkkkkkk