01 abril 2010

Eurodescendentes

Dias atrás, numa conversa informal com uma amiga, utilizei o termo "negrinha", ao me referir a uma outra menina. Não falávamos nem bem nem mal da menina, foi apenas uma citação. Porém, minha amiga logo me perguntou se eu era preconceituoso. Afirmei que não e, em seguida, repeti a mesma frase de forma irônica, utilizando, desta vez, o termo "afrodescendente". Conversamos mais um pouco. Nos despedimos.

Mas não consegui tirar aquilo da cabeça. Será mesmo que se eu chamar meus amigos afrodescendente de negrinhos, em conversas casuais, estarei sendo preconceituoso?

É difícil para eu assimilar essa informação, pois me aparecem alguns que
stionamentos. Será que se alguém me chamar de branquinho, poderei acusá-lo de ser preconceituoso? O termo certo não seria eurodescendente? Afinal, no Brasil, tudo é definido pela cor da pele, Sou descendente de europeus pela minha aparência, mesmo que meu bisavô tenha sido negro. Aquela menina é afordescendente, mesmo tendo, provavelmente, sangue português, e italiano, e indígena...

Claro que não posso dizer que não existe preconceito. Porém, vivemos em uma sociedade com síndrome do pânico, mania de perseguição. Discutimos mais sobre terminologia do que sobre políticas públicas para diminuir a desigualdade entre as cores de pele de nossa sociedade.

4 Comentários:

Caarol disse...

preciso do seu msn tipo
AGORAAAAAAAAAA

Caarol disse...

Eu acho um absurdo vc não citar nomes!A Jú ficaria mto brava em saber que tem um post referente a ela e que seu nome ao menos foi citado!Falo mesmo!ahsuahsuahsu

Iara De Dupont disse...

oi veja o meu blog de síndrome do pânico. obrigado.

Anônimo disse...

dan roubei tua zebra