26 agosto 2016

Lista do Dan: Os 10 melhores youtubers estrangeiros que falam em português

Dia 26 de agosto de 2016

Kéfera, Whindersson, Felipe Neto, PC Siqueira... há alguns anos o YouTube vem transformando anônimos em grandes celebridades da web, muitas vezes com sucesso comparável às estrelas do show business convencional, como TV e cinema. 


Fora desse mainstream do YouTube brasileiro, está surgindo cada vez mais youtubers com uma coisa em comum, e que eu, particularmente, gosto muito: estrangeiros que, por vários motivos, aprenderam ou estão aprendendo português brasileiro e criaram canais com temáticas variadas, tendo nosso idioma como linguagem principal de comunicação.


Com temas variados, os canais acabam se tornando uma ótima oportunidade para esses youtubers mostrarem um pouco de seu próprio país para nós, brasileiros.


Veja abaixo a lista dos melhores youtubers estrangeiros com vídeos em língua portuguesa do Brasil.

.: Gringos no Brasil :. (EUA/França)


O canal Gringos no Brasil era apresentado por Brian, dos EUA, e Alex, da França. Infelizmente, após a volta de Brian para seu país natal, o canal foi paralisado por tempo indefinido. Porém, nesses aproximadamente 6 meses em que esteve no ar, deu pra notar a melhora no português de ambos os apresentadores, e se divertir também com os vídeos sobre diferenças entre os países, relacionamentos, discussão sobre estereóticos, pronúncia de palavras tanto em nossa língua quanto em inglês e francês, além de divertidas aventuras culinárias dos rapazes.

O primeiro vídeo do canal foi publicado em março de 2015. Apesar de desativado, eles mantém pouco mais de 113 mil inscritos. Brian mantém agora seu próprio canal, o Brian Roxbury. Já Alex está no canal Casal Internacional com sua namorada Larissa

.: Brian Roxbury:. (EUA)

O estadunidense Brian Roxbury saiu do Brasil, mas o Brasil não saiu dele. Mesmo de volta a seu país natal, o ex-Gringos no Brasil mantém um canal no nosso idioma, com as mesmas características do seu antigo canal. Esse foi o primeiro que eu realmente gostei e passei a acompanhar. A partir do canal de Brian é que fui conhecendo outros canais e youtubers gringos, já que ele grava vídeos em parceria com vários deles, incluindo Michele, sua noiva brasileira e também youtuber do canal A Gringa Agora sou Eu.

Brian mora com sua noiva brasileira Michele, que participa de grande parte de seus vídeos. Além das temáticas que já eram presentes no Gringos no Brasil, o canal de Brian tem gincanas entre participantes, aventuras nem sempre bem sucedidas na cozinha, a presença hilária em alguns vídeos de seu chefe Matt, e também um pouco de nostalgia em relação ao nosso país. Foi através desse canal que conheci o site lyrictraining.com, muito bacana para treinar sua percepção auditiva em idioma estrangeiro através de músicas. Um fato curioso é que o casal mora na mesma cidade de um outro youtuber, o Gavin, do canal Small Advantages.

O primeiro vídeo nesse formato foi publicado em fevereiro de 2016. Brian Roxbury tem aproximadamente 99 mil seguidores.


.: SmallAdvantages 
:.(EUA)


SmallAdvantages, ou Vantagensinhas, é um divertido canal apresentado por Gavin, que começou a aprender português por conta própria, coisa que nem ele sabe definir ao certo os motivos. Além de vídeos sobre assuntos variados e humorados, Gavin dá dicas de inglês para quem, assim como ele, estiver aprendendo um idioma extra, e mostra seus próprios passos no aprendizado do idioma tupiniquim. Ele é um apaixonado pela gramática. Sorte dele.

Assim como Brian, Gavin faz vídeos em parceria com vários outros youtubers, gincanas, curiosidades, dicas variadas. Um adicional ao seu canal são os vídeos em que canta músicas brasileiras, em especial, as da banda Legião Urbana.

O primeiro de SmallAdvantages foi publicado em janeiro de 2015, e conta com aproximadamente 237 mil seguidores.

.: Olá Brasil :. (França)


Olá Brasil é um canal de humor apresentado pelo divertido francês Alexis. A edição de seus vídeos é ótima, e dessa lista é um dos que mais se aproxima do formato dos principais youtubers brasileiros. Além de comédia, o canal conta também com dicas de francês, curiosidades, entrevistas, música e participação de outros youtubers. 

O primeiro vídeo de Olá Brasil foi publicado em março de 2015. O francês possui aproximadamente 32 mil seguidores.


.: Yukontorn Tappabutt :. (Tailândia)


A risonha e simpática tailandesa Yukontorn Tappabutt é a apresentadora desse canal. Achou o nome muito complicado? Então podem chamá-la simplesmente de Ann. Um dos principais focos de seu canal é a culinária - Ann chegou a participar da primeira etapa de uma das edições do Master Chef Brasil. Nos vídeos, ela ensina como preparar pratos exóticos da culinária de seus país. Além disso, apresenta para nós de forma divertida a, para a maior parte nós, desconhecida Tailândia e o mais ainda desconhecido tailandês.

O primeiro vídeo do canal nesse formato foi publicado em fevereiro de 2014. Ann possui aproximadamente 8,8 mil seguidores.

.: VT Mattos :. (Brasil)



VT Mattos é um canal apresentado pelos brasileiros Vinícius e Aline. Mas, sendo brasileiros, o que estão fazendo nessa lista? Pois é, toda regra tem exceção. O casal está morando atualmente no Canadá e, nesse país, eles fizeram amizades com pessoas de várias nacionalidade.

Além de temas mais diversos, um dos pontos altos do canal é o quadro Gringos Reagem, onde eles apresentam aos gringos coisas famosas do Brasil, como música e vídeos virais, além de gincana para descobrir quem sabe mais sobre a cultura tupiniquim. Os vídeos que não são em português têm legenda, e o pessoal é geralmente bem engraçado, além de adorarem o que é feito no nosso país - com exceção da MC Melody, é claro. Sem esquecer das participações muito engraçadas da voz do Google.
O primeiro vídeo do canal foi publicado em novembro de 2015, e possui aproximadamente 116 mil seguidores.


.:Russo no Brasil:. (Rússia)
O canal Russo no Brasil é apresentado pelo russo (ahhh vá) Alexei. Seguindo o formato dos outros canais, ele foca bastante nas curiosidades entre países, dicas de músicas, fatos pessoais, e muita mas muita comida. Mas ao contrário dos outros canais, Alexei gosta mesmo é de comer. E quem não gosta, né?

O primeiro vídeo do canal foi publicado em maio de 2016, e possui aproximadamente 175 mil seguidores.



.: O Alemão :. (Alemanha)

O canal O Alemão, é apresentado por Axel, e conta com algumas aulas rápidas de seu idioma, além de dar a oportunidade para nós conhecermos um pouco mais sobre a própria Alemanha pelo olhar de um nativo, além de acompanhá-lo em várias de suas viagens por alguns países.

O primeiro vídeo do canal foi publicado em junho de 2011, e possui aproximadamente 80 mil seguidores.


.: Amigo Gringo :. (EUA)

Amigo Gringo é um canal bacana para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a cidade de Nova Iorque. É escrito e apresentado pelo jornalista Seth Kugel, o canal dá dicas de passeios, transportes e restaurantes. Apesar de apresentar um humor um pouco engessado, realiza algumas pontes entre a cultura do Brasil e dos EUA que valem a pena.

O primeiro vídeo do canal foi publicado em outubro de 2014, e possui aproximadamente 300 mil seguidores.

.: Casal Internacional :. (França/Brasil)
O canal Casal Internacional é apresentado pelo simpático casal franco-brasileiro Alex e Larissa. Os vídeos funcionam quase que como um diário de viagens, onde eles comentam e dão dicas sobre as diversas viagens que eles fizeram desde a criação do canal, incluindo várias curiosidades.

O primeiro vídeo do canal foi publicado em outubro de 2015, e possui aproximadamente 8,6 mil seguidores.

Vocês têm mais sugestões? Opinem e comentem!

1 Comentários:

Jónior disse...

Sugiro também conhecerem a romena Laura: https://www.youtube.com/channel/UCaST4ib1JmN_PbY37kCz42g