30 abril 2012

Não é só uma rua com nome de data

A 13 de maio, em Campinas, já é singular por ser a única calçada com nome de rua da cidade. Na verdade, é um grande calçadão. Ao contrário dos calçadões do Rio de Janeiro, este não é margeado pelas belezas naturais, pelo Cristo Redentor ou por corpos de mulheres semi-nuas esculpidos por horas de academia ou de cirurgias plásticas. O calçadão campineiro é um grande centro de comércio popular do interior paulista.

Até mesmo na longínqua época em que frequentar o centro de Campinas denotava um caráter de requinte e socialização, a "Treze" - como é conhecida pelos íntimos - já era um dos símbolos da cidade. Ligava a antiga estação de trem da Mogiana, onde circulavam centenas de pessoas diariamente, com a Catedral Metropolitana, ainda tão imponente quanto antes, mas rodeada pela degradação que se alastrou por toda região central.

A 13 de maio é mais que uma rua com nome de data. Ela é a síntese de Campinas. Lá, o antigo disputa constantemente espaço com o novo. Lá, a riqueza dos bancos contrasta com a pobreza dos pedintes. Lá, o profano mundo das compras não consegue deixar de ouvir as pregações dos pastores que berram em nome de Deus; o inverso também é verdadeiro. Lá, a violência - eu já fui assaltado na 13 de maio - convive de forma espantosamente harmoniosa com as cabines de polícia em frente à Catedral. Lá, há sujeira no chão e garis recolhendo lixos, mal cheiro em alguns cantos e lojas de perfume de marca em outros. Há até um certo "politizador" cobrando dos políticos da cidade medidas para recuperar o dinheiro desviado de um recente escândalo de corrupção, mas se esquecendo ele mesmo que foi eleito e exerce cargo de vereador.

Esta rua é, talvez, o único lugar da cidade capaz de resumi-la, com toda sua modernidade e saudosismo, religiosidade e profanismo, violência e segurança, pobreza e riqueza, cobrança e corrupção. E é isto que faz da Treze um lugar tão especial.

1 Comentários:

Anônimo disse...

13 de maio, também conhecida como O Shopping dos Pobres.
Boa postagem!!!