15 março 2012

Ensaio sobre a dúvida

Este é um tempo bem diferente da época em que Hamlet¹ disse a célebre frase "tudo o que sei é que nada sei". A filosofia da vida moderna diria que "tudo o que sabemos é que tudo temos que saber".


A ciência e a religião, cada uma de seu próprio modo, para o bem e para o mal, embutiu na humanidade ao longo dos tempos que bom mesmo é ter certeza. Quer seja a certeza científica ou a certeza religiosa, elas deletaram de nosso pensamento o ponto de interrogação. "Dêem-me o benefício da dúvida!", esbravejaria Antônio Abujamra² em seu programa. A partir do momento em que vivemos no mundo das certezas, desaprendemos a fazer questionamentos. Precisamos todos de um pouco de Sofia Amudsen, para que possamos nos perguntar quem somos nós e de onde viemos.

Me incomoda imensamente quando ouço alguém dando opinião supérflua sobre assuntos que nem de longe dominam. Me incomoda mais ainda quando me pego fazendo o mesmo. Cadê as interrogações? Só ouço exclamações e ponto final! Já que vivemos numa época de certezas, tenho a certeza de que deveríamos voltar a ter dúvidas.



¹Personagem do livro homônimo de Shakespeare
²Apresentador do programa Provocações, da TV Cultura
³Personagem do livro 'O Mundo de Sofia'

1 Comentários:

Jéssica Kruck disse...

Acho relevante.
Parabéns pelo texto.