04 setembro 2010

Somos Todos Jacks Estripadores

No açougue:
- Ô João, me vê essa costela!

O mundo segmentado nos transforma - a todos nós - em seres semelhantes a Jack, o Estripador.

Desde crianças somos obrigados a pensar por partes. Na escola não há associação de matérias. Começa a aula de matemática apenas após o término da de português. A
partir do momento em que o conhecimento é segmentado, ele se empobrece.

Até na hora de ir ao médico vamos por partes. Às vezes me pergunto se a pessoa é um mero coração quando vai ao cardiologista, ou uma mera genitália quando vai ao urologista ou ginecologista. Há cada vez mais especialistas; há cada vez menos generalistas.

Mas como ser diferente com um modelo educacional tão ultrapassado, com instituições burras de ensino, que geralmente analisam a sua capacidade de decorar informações, e não necessariamente de absorver conhecimento?

É necessário mudança! Isso ficou mais evidente com meus estudos sobre Física Quântica. Enquanto as outras áreas do conhecimento descrevem os seres vivos como um conjunto de moléculas, a física quântica diz que somos uma dinâmica molecular. E essa ideia faz toda a diferença. Não somos um amontoado de partes, mas sim o conjunto de todas elas.

A segmentação foi criada para facilitar nossa contextualização, e não para nos limitar. É preciso romper as barreiras impostas a nós.

- Aqui está a costela, Jack

0 Comentários: