05 julho 2010

Este é o Meu Lago

Você conhece a história de Narciso?

Narciso é um personagem da mitologia greco-romana. Ele sempre ia contemplar sua beleza em um lago, olhando seu próprio reflexo. Até que, um certo dia, caiu dentro do lago e morreu afogado.

Daí vem o termo narcisismo, que, segundo o dicionário, é a "excessiva admiração que nutrimos por nós próprios; tendência anormal e excessiva para sentir prazer na contemplação da própria imagem". De um modo geral, todos temos um pouco de Narciso. De um modo geral, nós, blogueiros, temos muito dele.

Criamos blogs com o intuito de expor nossas ideias e opiniões para o mundo, de forma a dar nossa contribuição, mesmo que mínima, para a construção da sociedade. Porém, o verdadeiro motivo de nos tornarmos blogueiros é fazer com que os outros nos leiam. Esta página é, na verdade, o meu lago.

Este é o único lugar onde eu sou um ser soberano. Apenas minhas ideias, apenas meus assuntos, apenas minha filosofia de vida. Aqui eu posso criticar o estilo de vida do outro, sem que eu seja necessariamente criticado e sem que eu esteja exposto em meu círculo social. Aqui, em 90% de minhas postagens, eu pego ideias dos outros, as adapto ao meu estilo, e as publico como se fossem inteiramente minhas. Crio minha imagem. Coloco uma descrição inteligente embaixo da minha foto. Tento transformar este, num espaço cult, mesmo me faltando conteúdo as vezes. Peço para meus amigos lerem meu blog. Sempre deixo uma mensagem irônica do tipo "volte sempre" aos que dizem que o acessaram. Afinal, todo narcisista precisa de elogios. E o que seria este blog, senão e somente um alimento para meu ego?

Cuidado para eu não me afogar.

4 Comentários:

Fabii disse...

Você quer um elogio? Eu só vou te dar porque merece: Parabéns pelo texto, pelo blog.. Poucos assumem, mas é pura verdade. Eu tenho uma desculpa.. Só fiz porque a Mariane mandou! hsuahsuahsas

Acho que você está como eu, voltando a postar no blog nas férias. Ô vida corrida, não?

Abraços!

Aninha disse...

uau! Adoro esses posts mais filosóficos.
Nunca parei para pensar e ver um blog por este referencial... Nossos blogs não passam de uma projeção do nosso mundo para o Mundo. Talvez uma maneira de suprir uma "necessidade" nossa de mostrar para os outros o que pensamos, de sermos notados. (eeii!!!! eu existo, estou aqui e assim que eu vejo o mundo!) Ah e tudo isso meio "maquiado" para causar uma boa impressão. (não é a primeira que fica? rs)

Parabéns! Eu estava mesmo precisando de um texto para pensar =) Nem preciso dizer que você escreve muito bem neh? Isso você já sabe ;)

beijos
ps: Não se afogue com meu elogio ;D

Lília disse...

Se olhar e se assumir é difícil no dia a dia, então ficamos aqui dizendo como quem não quer nada sobre nós, e sobre nós e sobre nós e sobre eu, e sobre eu! Adoreiom post!

~Caaah disse...

No fim sempre queremos elogios. Mas ficamos felizes mesmo com aqueles que dizem algo mais que "tá mto da hora o seu post maluko". Mesmo que seja um não gostei ou gostei, por isso e isso e isso. Parece que essas sim entendem o que a gente quer dizer.