21 agosto 2014

Se eu fosse eu (ou É tudo hipotético)

Dia 21 de agosto de 2014

Se eu fosse realmente eu, os meus amigos não me cumprimentariam na rua.*
O que eu seria? O que eu faria?

Se eu confessar que já pensei em matar, qual seria a sua reação? Ou pior. Se eu confessar que já
pensei em me matar, qual seria a reação? Ou pior. E se eu confessar que já pensei?

Poderia declarar que já tive vontade de deletar você do meu Facebook. Que já tive vontade de deletar meu Facebook. Que o Whatsapp me perturba. Que não tenho coragem para abdicar deles.

É preciso muita coragem para afirmar que já abri a porta de casa pensando em fugir. Que já abri, escondido, a geladeira e comi um pote inteiro de leite condensado. Que já escondi coisas para não dividir. Que já roubei... roubei fila ou - é tudo hipotético - dinheiro. Que já matei... matei aula ou - é tudo hipotético - algum bichinho de estimação.

Se eu fosse eu, ainda estaria aqui? Na mesma casa, no mesmo bairro, cidade e estado? Em que estado de consciência eu estaria?

Como você me olharia se eu me tornasse uma puta? Isso, puta, artigo feminino. Com maquiagem e salto alto. Seu incômodo seria mais pelo que eu sou, ou pelo que você não é?

Se eu fosse ateu?

Me tornaria um hippie cabeludo que canta em volta de uma fogueira?

O que você faz quando ninguém te vê? Se eu fosse eu, estaria liberto? Ou, de novo, me cansaria de mim?

Talvez a vida teria mais brilho. Ou, talvez, eu não aguentasse. Quem sabe? É tudo hipotético.



*Frase de Clarice Lispector

2 Comentários:

Anônimo disse...

Fenomenal! É incrível como somos o que somos e não somos como gostaríamos de ser de verdade, na verdade ou verdadeiramente a verdade.
Se eu fosse eu, andaria nua pelas ruas e confessaria agora o que eu seria de verdade.

A Ex de Murphy disse...

Ah, e eu gostei tanto desse seu texto novo! Como não parar pra pensar sobre ele?
Pensar que dentro de um eu podem existir muitos outros eus.
E se eu fosse eu ñ sei qual dos eus escolheria...
O eu de salto alto ou o eu riponga.
O que está aqui porque quer ficar ou porque não quer voltar.
O eu que escreve porque gosta ou o que escreve porque vende - ou os 2 juntos porque sobreviver é preciso e gostar do que faz pra sobreviver é muito, muito preciso...
E se eu fosse um eu a cada dia? Sei lá... Só uma hipótese meio Cecília Meireles...
Entre tantas outras coisas que dariam um novo texto do meu blog pro seu... ;)