14 novembro 2011

Merda, bem mais que merda

Além do significado usual, a palavra 'merda' tem uma relevância importante no mundo do teatro. Ela é, por mais irônico que pareça, sinônimo de sorte.

A história é a seguinte: antigamente, as peças teatrais na França eram assistidas em sua maioria por pessoas ricas, em geral os nobres, que andavam a cavalo ou de coche. Quanto mais gente assistindo, mais cavalos. Quanto mais cavalos, mais... merda! Justamente por isso os atores não desejam boa sorte, mais sim 'merda', já que é sinônimo de grande público.

Mais do que isso para mim, a palavra merda tem uma carga expressiva que poucas possuem. Um alto e sonoro 'MERDA' tem a capacitade de diminuir a tensão, diminuir aquele friozinho na barriga que inevitavelmente aparece momentos antes de entrar no palco.

Dia 17 e 18 desse mês, daqui a 3 dias, serão as apresentações da peça Reflexos do Espelho, da qual faço parte do elenco. Foi quase um ano de preparação, ensaios, risadas, palhaços, festa junina, urucubaca, boliche e mais risadas. Um ano em que o teatro voltou a ocupar semanalmente a minha agenda. E - quer saber? - está sendo um ótimo ano!

Paulo, Paulão, Wesley, Diego Augusto, Mayra, Jefferson, Paula, Renato, Júnia, Gabriel, Jéssica, Ana Bea, Fernando, Will, Raquel, Sara, Juliana, Débora, Phillipy, Rafael, Reginaldo, Renata, Tamara, Tatiane e Vivian: desejo a todos nós muita merda! Seja para dar sorte, para diminuir a tensão ou simplesmente para dar aquela aliviada!

1 Comentários:

Fabii disse...

Bom, hoje foi o dia né? Eu não pude ir, mas espero que tenha sido um sucesso!

Quanto a origem da expressão, acabei descobrindo depois de ficar curiosa com um mural na faculdade de artes cênicas da Unicamp, onde está escrito MERDA em letras garrafais :)

Abraços e sucessos para meu amigo mil e uma utilidades!