BRASIL: UMA PANELA DE PRESSÃO (OU ESTAMOS PERDIDOS)

O QUE ACONTECERÁ QUANDO A PANELA DE PRESSÃO EXPLODIR?

(SEM) INSPIRAÇÃO

HOJE ACORDEI INSPIRADO. MAS ACHO QUE EXPIREI.

SOBRE SER CULTO

A VIDA NÃO SE RESUME AO FACEBOOK.

A REVOLUÇÃO DOS MACACOS

SOMOS TODOS MACACOS, ALGUNS MAIS MACACOS QUE OUTROS.

NU

HOJE ME DEU VONTADE DE ESTAR NU.

28 outubro 2009

Qual o preço?

A vida tem um preço?
Qual o preço da vida,
para quem não tem um prato de comida,

ou para um burguês obeso?
A vida vale o mesmo tanto?

A vida vale o mesmo tanto,
para um brasileiro e um norte-americano?
Para um europeu e um africano?
Qual o preço da vida?
A vida tem um preço?

Quanto vale a vida,
para alguém com uma arma na cabeça?
E para alguém segurando uma arma na cabeça do outro?
A vida vale esmola,
ou a vida vale ouro?

Qual o preço da vida
para um suicida?
Minha vida vale para você
o mesmo tanto que vale para mim?
Talvez, para mim,
sua vida nem valha tanto assim.

Você pode comprar,
mas pague à vista.
-Qual o preço?
-Qual o preço?

23 outubro 2009

Notícias Importantes

Notícias recentes: menino de 11 anos estupra menina de 5; Garota de 11 anos mata a facadas amiga de 6; mãe mata filho de 8 meses; corrupção; violência; desemprego; miséria; crise financeira; crise na educação...

Muita gente, de forma rotulada e copiosamente indignada, perguntaria "o que está acontecendo com o mundo?". Eu, em contrapartida, perguntaria o que está acontecendo com a sociedade, que fica se autoflagelando ao ver as notícias mais sensacionalistas da televisão. Não que violência, corrupção e tantas outras anomalias não existam. Muito pelo contrário. Elas estão, sim, presentes em nosso meio. Mas o que me surpreende e me aterroriza é nosso sadismo diante de tais notícias.

Ficamos parados em frente à televisão na hora do jantar, com toda a família reunida, para ver os casos mais esdrúxulo ao som dos comentários extremamente irrelevantes de Datena e companhia.

Em contrapartida, outras informações bem mais interessantes, sejam elas na política, arte, TV, teatro, ficam em segundo plano. Não falam da genialidade de alguns jovens na internet; preferem comentar dos malefícios que essa ferramenta trás. Quase não falam das diversas ONG's que ajudam as pessoas carentes, mas dão destaque quase exclusivo ao tráfico de drogas presentes nas favelas e fora delas. O fato é que notícia boa não vende jornal.

Se o mundo irá acabar, eu não sei. Mas o bom senso de nossa sociedade está em vias de extinção.

Espelho

Eu me vejo e converso comigo mesmo, e até que me achei legal (seria eu um narcisista?). Isso é indiscutivelmente estranho. As grandes diferenças são ervilhas (tudo bem, ervilha nem é grande coisa) e goiabada (quem neste mundo não gosta de goiabada?).

Pelo que eu saiba, tirando essas duas exceções, as diferenças acabam. Coca-cola é definitivamente ruim. Zeitgeist é definitivamente bom. Dormir cedo pra quê? Acordar cedo pra quê? Crises existenciais. Piadinhas internas. Português escrito corretamente. Inglês, de vez em quando. Segredos e fofocas (e até ciclos intermináveis de fofocas). Opiniões extremamente neutras.
E o tempo, como está?

Às vezes nos surpreendemos positivamente com as pessoas. Sorte a nossa! Sei apenas que gosto muito do Wireless' Man.

Obs - Não era pra você entender mesmo!

20 outubro 2009

Eleições 2010 já começaram!

Dia 20 de outubro. As eleições presidenciais de 2010 já começaram há algum tempo. PT, PSDB, DEM, PMDB, PV, PSOL e tantas outras siglas de nossa política já se mobilizam nos bastidores - e fora deles - para montar alianças e se preparar para as próximas eleições.

As pesquisas mostram que o tucano José Serra já saiu na frente, já que, até o momento, tem ampla maioria das intenções de votos. Mas o que irá surpreender em 2010 será a grande participação de candidatas mulheres. Nunca antes na história deste país as chances de uma mulher se tornar presidente do Brasil foram tão grandes.

A mais provável concorrente de Serra nas urnas é a ministra Dilma Roussef, candidata escolhida por Lula para sua sucessão. Porém, correndo por fora, estão duas candidatas de origem semelhante, mas de atitudes e ideologias opostas: são as ex-petistas Marina Silva e Heloísa Helena. Marina Silva (PV) faz parte de duas vertentes que vem crescendo no país: ela é evangélica e ambientalista. Já Heloísa Helena (PSOL) é conhecida pelos seus discursos polêmicos e pelo seu radicalismo.

O que se pode ver é que teremos eleições presidenciais extremamente heterogêneas. Em 1994 elegemos um intelectual. Em 2002, um ex-metalúrgico. Será que em 2010 estaremos preparados para elegermos uma mulher? O fato é que nunca as chances foram tão grandes.

E você, em quem irá votar? É bom já ir fazendo suas escolhas, pois as eleições 2010 já começaram!

Obs - Logo postarei o 2°Dan Pessôa Irrita... aguardem!!!

15 outubro 2009

Para Tia Norma

Hoje é o dia dos professores. Uma profissão que já foi bem mais valorizada, que já teve salários bem melhores e profissionais muito mais capacitados. Porém, apesar de tudo, é inegável o valor que os professores têm na formação de nós como cidadãos.

Quando se fala em professor, a primeira pessoa que me vem à cabeça é Tia Norma, minha professora da 1ªsérie do ensino fundamental. Como ela mesma se define em seu perfil do orkut, "sou uma idosa com alma jovem". Provavelmente, discordo apenas da parte que ela se diz "idosa", pois a Norma é uma das pessoas mais ativas e extraordinária que já tive a oportunidade de conhecer.

Enfim, um feliz dia pra todos os professores. Que, num futuro próximo, essa profissão seja valorizada da forma como ela merece. E que haja nesse país muitos e muitos professores para os jovens alunos como Tia Norma foi para mim! Além das matérias habituais, ética, cidadania e noção de comunidade também se aprendem na escola!

Obs1- Quase 6000 visitas... valeu pessoas!!
Obs2 - Hoje é dia do caçador e do calendário também!
Obs3 - aposto que a Obs2 não mudou suas vidas em nada.

13 outubro 2009

English text

My English is not so good.
But I'm learning the language.
This text is so stupid.
But it's my first English text.
God bless the Blog do Dan!

07 outubro 2009

A Perseguição

Estava andando sem ter ao certo uma direção. O Sol estava escaldante. Não tinha um objetivo definido. Eu apenas andava. E, andando, tive uma intensa sensação de estar sendo seguido e observado.

Olhei para trás. A rua estava calma e estranhamente normal. Não havia nada. Seria este um breve surto?Prossegui em meu caminho. Porém, a sensação continuava me acompanhando. Olhei para trás novamente. Desta vez, com mais atenção, pude reparar que uma borboleta voava em minha direção. Nada que me fizesse parar de andar.

Mas era inegável: eu sabia que estava sendo perseguido. Acelerei o passo. Estava começando a ficar aflito. Parei de andar e tornei a olhar para trás. Pude ver a mesma borboleta de outrora. Seria ela a causa do meu desconforto? Uma mísera e inútil borboleta estava me deixando paranóico? Não era possível!

Pois ela continuava vindo em minha direção, até pousar em meu braço. Era uma das criaturas mais bonitas que já tinha visto. Sua cor fogo contrastando com o negro de suas asas. Olhei fixamente para ela. Havia algo místico neste momento que não sei ao certo explicar.

Ela parecia calma. Lentamente, fui aproximando a minha mão, de modo a protegê-la da luz do Sol. Foi então que dei um tapa na borboleta. Ela caiu morta. Prossegui meu caminho, e mais nenhum outro bicho ousou me seguir.

FIM

Obs - Confesso, na minha cabeça esse texto ficou bem mais legal :S

01 outubro 2009

Eu, jornalista 1

Aproveitando o embalo, vou fazer uma série de postagens sobre o jornalismo em geral. Minhas opiniões e minhas perspectivas em relação a essa carreira tão bonita e tão complexa. Pontos positivos e negativos, na visão de um pré-estudante de jornalismo.

Nesta primeira postagem, gostaria de deixar claro as grandes mentes que me fizeram escolher essa profissão. São profissionais extremamente brilhantes, como Antônio Abujamra, Heródoto Barbeiro, Caco Barcellos, Maria Lydia Flandoli, Marcelo Tas, Fernanda Young, Diogo Mainardi e tantos outros gênios que ficaria horas citando.

Não acredito que um jornalista tem que ser nem que ele consegue ser imparcial. Quero exercer essa profissão de modo que eu consiga influenciar a opinião das pessoas. Pensar que a imparcialidade existe em qualquer imprensa do mundo é uma visão extremamente romantica pra mim.

Alguns de meus sonhos profissionais é, um dia, ser entrevistado pela fantasticamente inteligente Fernanda Young e pelo gênio Antônio Abujamra; trabalhar na revista Veja ou no programa Profissão Repórter; deixar minha marca, assim como todos os citados acima deixaram. Sonho em fazer um jornalismo diferente, um pouco fora dos padrões normais. Será que estou sonhando demais? Talvez. Mas se eu não virar um apresentador sensacionalista ou um repórter de celebridade, já será meio caminho andado.

Obs1 - Na foto, Ernesto Varella, vulgo Marcelo Tas.
Obs2 - Duas postagens seguidas... incrível hein!!

Enfim, jornalismo

Hoje irei fazer a inscrição na PUC Campinas para a faculdade de jornalismo. Depois de fazer diversos cursos que não tem nada a ver comigo (eletroeletrônica e mecânica de usinagem), dessa vez será, enfim, o jornalismo.

Esse é meu primeiro passo! Estou ansioso até pela inscrição. Todos dizem que jornalismo não dá dinheiro. O fato é que, então, eu serei um pobre feliz!

Vem ni mim jornalismo!!!

Obs1 - Esse sou eu feliz!
Obs2 - 80 reais de taxa de inscrição é uma facada hein!